quarta-feira, 27 de maio de 2009

Memorial Profissional

O meu início de vida escolar não foi muito marcante pois não me deixou tantas lembranças, foi um período que me recordo muito pouco. Os meus pais tinham muitos sonhos, queriam que eu fosse advogada, mas o destino me reservou outras surpresas. Lembro-me do primeiro livro que li: “O Patinho Feio”, como eu adorava lê-lo, até achava que aquela história lembrava um pouco da minha vida. Naquela época as aulas não eram muito atrativas, mas sempre fui uma aluna muito dedicada e quando chegava da escola corria logo para fazer as tarefas de casa, eu estudava com a minha irmã mais velha e como ela era preguiçosa para executar as atividades , eu fazia a minha e a dela, isso escondido da minha mãe, é claro! Ah, que tempo bom! Sempre gostei muito de ler, mas na minha infância estudei em escolas pequenas e elas não ofereciam uma biblioteca, só tinha acesso à leitura quando ganhava livros de presente ou os meus pais compravam.
O ensino médio cursei no colégio Sagrado Coração em Caruaru, tive uma boa formação religiosa e sei que essa base fortaleceu os meus princípios éticos e morais e associada a estrutura familiar sólida que tive acredito que foram fundamentais para ser uma profissional competente e respeitada. Foram momentos inesquecíveis naquele tempo, tinha uma relação de amizade verdadeira, era muito gostoso ir para o colégio, cada dia era uma novidade. E os professores? Esses , sim eram interessantes... Alguns até muito temidos por nós, mas tinha uma professora de Psicologia, que essa jamais esqueci, era uma pessoa meiga, nos estimulava bastante e além do mais as aulas eram fascinantes, sempre trazia uma dinâmica e sentia que ela tinha um carinho muito especial por mim. Desde aquele tempo passei a gostar da Disciplina, tudo me atrai na mente humana e ainda hoje tenho guardado esse sonho de cursar uma Faculdade de Psicologia. Determinados conteúdos achava que eram irrelevantes serem aprendidos, não entendia o porquê de estudar Física quando a minha escolha seria fazer o Magistério, não tinha sentido nenhum para minha vida, mas acho que estava enganada, pois eles foram bastante úteis, depois de muitos anos de ensino trabalhei com o Projeto Avançar e tive necessidade de rever esses conteúdos e aí passei a entender que nada na nossa vida é em vão e que o conhecimento nunca deve ser limitado.

A minha experiência profissional é fruto de um trabalho adquirido quando tinha apenas 16 anos, no ano de 1984. Iniciei minha carreira de professora no colégio Sagrado Coração, quando na época também já cursava a faculdade de Pedagogia na Fafica. Nesse período lecionava em uma turma de Alfabetização, mas foi por apenas um ano, pois o meu pai era militar e precisei me mudar para Arcoverde, tive também a oportunidade de trabalhar com uma turma de 2ª série na Escola Tico e Teco do referido município em 1987 e cheguei a fazer um novo vestibular passando a cursar Letras, foi por apenas um período de um ano.
Tivemos mais uma transferência para Petrolina e cheguei a ensinar durante seis meses no colégio Dom Bosco, dessa vez em uma turma de 3ª série e daí continuei o meu curso de Letras.
Nesse período superei muitos desafios, pois meu pai chegou a falecer e precisei vencer muitas etapas, como por exemplo ter de ir à luta em uma cidade a qual não conhecia ninguém e isso me rendeu uma carga de experiência bastante valiosa.
Nos anos de 1989 a 1993 foi quando realizei um dos meus grandes sonhos, passei a lecionar em uma escola de grande porte em Recife, o colégio das Damas, trabalhei com turma de 4ª série foi onde adquiri uma grande bagagem profissional, venci barreiras, pois me considerava uma pessoa tímida. Cheguei a participar de muitos cursos e capacitações e isso me enriqueceu como pessoa e como profissional, também foi nesse ínterim que terminei minha faculdade de Letras na Funeso, em Olinda. Esse curso foi uma ferramenta que ampliou os meus conhecimentos dando-me um embasamento teórico para que pudesse atuar com mais segurança dentro da área de Língua Portuguesa. Claro, que a faculdade é apenas a mola que proporciona o impulso, precisamos ser sempre pesquisadores e estarmos atentos as mudanças. A educação, como qualquer outro setor não é algo estático, tudo se renova num processo muito acelerado e precisamos acompanhar essas transformações para que sejamos profissionais preparados para enfrentar os desafios. Muitas leituras foram importantes durante o curso, principalmente aquelas que tinham respaldos e fundamentos em teóricos da educação, pois eles trazem o embasamento para que possamos nos guiar e formar os nossos conceitos, bem sabemos que a teoria se distancia em muito da prática e vivência de sala de aula, mas esses ensinamentos nos oferecem boas alternativas para driblarmos as diferenças.
Hoje não posso dizer que sou uma pessoa completamente realizada dentro da educação, acredito que ainda precisamos avançar bastante, somos uma categoria pouco valorizada, talvez até tenhamos um pouco de culpa por muitas vezes nos acomodarmos e permanecermos na mesmice. Apesar de tudo gosto do que faço e sei que podemos nos unir e lutarmos por condições mais dignas, porém estou buscando outras alternativas tenho investido em concursos públicos, alguns na área de educação, outros não. Começarei também a cursar Direito e vejo todas essas opções como algo que só tem a me enriquecer, como também abrir leques e possibilidades de ampliar cada vez mais os meus conhecimentos.
Ser leitor nos dias atuais considerando nossa missão de educador chega a ser até um desafio, somos engolidos por um grande vilão: o tempo, o nosso trabalho nos preenche diariamente e as péssimas condições salariais nos levam a termos mais de um emprego, e isto se torna na maioria das vezes um obstáculo que temos por obrigação e necessidade vencê-lo. A leitura nos traz a compreensão e entendimento de mundo, através dela estamos conectados com o planeta, o verdadeiro conhecimento nos é dado através de bons livros, boas leituras, sendo assim por que desprezá-los?

2 comentários:

  1. Olá Sônia, fico feliz em poder conhecer um pouco mais sua vida e seus momentos especiais. Parabéns pelo exemplo de vida e determinação. Bjs

    ResponderExcluir